Página Inicial
Apresentação
Noticias
Colo de Pito
Fotografias
Região
Concelho
Freguesia
Localidades
Carvalhas
Monteiras
Relva
História
Festas
Ligações
Comércio
Associação
Orgãos Sociais
Contactos
Livro de visitas
 
 

 
Serra de Montemuro - vista de Colo de Pito
 
 

Colo de Pito situa-se num planalto tendo como fundo a grandiosa Serra de Montemuro, -  a oitava maior elevação de Portugal Continental, com 1382 metros de altitude. Situa-se no concelho de Cinfães, distrito de Viseu e região do Douro Litoral, a sua altitude média é de 838m e está compreendida entre o rio Douro, a Norte e o rio Paiva, a sul, confinando com a cidade de Lamego. O seu ponto mais alto é denominado por Montemuro, a 1.381 metros de altitude. Aqui nascem o Rio Balsemão (lugar do Rossão), o Rio Cabrum, o Rio Bestança e o Ribeiro de Carcavelos, - no prolongamento da Senhora da Ouvida. Esta montanha em grande plano (foto) faz parte integrante da nossa bela paisagem.

Do alto do Torrão, como se fosse um miradouro, avistamos tudo ao nosso redor, tal como o Alto da Ucha para o lado do Mezio, Vale Abrigoso, Carvalhas, Monteiras, Serra da Estrela ( em dias de bom tempo ), Senhora da Ouvida e Moura Morta.

Daqui se vêm montes e vales. De dia a vista panorâmica é unica e deslumbrante. À noite poderemos apreciar o céu estrelado, com estrelas cintilantes e cometas de quando em vez. Também podemos apreciar várias constelações " a olho nu ", desde a Ursa Menor à Ursa Maior. Aqui tudo é calmo e tranquilo. O vento sopra forte no Inverno. Durante a Primavera e Verão sopra uma pequena brisa de ar fresco que retempera o fluxo do constante ar quente. Respiramos ar puro.

Cabras a pastar no monte do Torrão
Ponte das Monteiras - Maio 2006
 

A Beira Alta é uma antiga provinvciaou região natural portuguesa, formalmente instituída por uma reforma administrativa havida em 1936. No entanto, as províncias nunca tiveram qualquer atribuição prática, e desapareceram do vocabulário administrativo (ainda que não do vocabulário quotidiano dos portugueses) com a entrada em vigor da Constituição de 1976.

Limitava a Norte com Trás-os-Montes e Alto Douro, a Noroeste com o Douro Litoral, a Oeste e Sudoeste com a Beira Litoral, a Sul com a Beira Baixa e  a Este com a Espanha ( província de Salamanca ), em Castela-Leão).

Era então constituída por 32 concelhos, integrando a quase totalidade dos distritos da Gaurda e Viseu e ainda dois concelhos do levante do distrito de Coimbra. Tinha a sua sede na cidade de Viseu.

  • Distrito de Coimbra: Oliveira do Hospita, Tábua

  • Distrito da Guarda: Aguiar da Beira, Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornas de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Meda, Pinhel, Sabugal, Seia, Trancoso.

  • Distrito de Viseu: Carregal do Sal, Castro daire, Mangualde, Moimemta da Beira, Mortágua, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do castelo, Penedono, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Sernancelhe, Tarouca, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu, Vouzela.

Para alguns geógrafos, esta província, em conjunto com a Beira Baixa, e por vezes até, com a inclusão da Beira Transmontana, formava uma unidade geográfica maior: a Beira Interior.

Actualmente, o seu território encontra-se repartido pelas regiões Norte e Centro, pertencendo à primeira parte da subregião do Douro (concelhos de Moimenta da beira, Penedono, Sernancelhe e Tarouca), e à segunda a totalidade das subregiões da Beira Interior Norte, a Cova da Beira, o Dão Lafões bem como ainda uma pequena parte do Pinhal Interior Norte (por abarcar no seu território os dois concelhos do distrito de Coimbra pertencentes à Beira Alta).

 
 
 

 

 
Saber mais ...
  • Dr Abílio Pereira de Carvalho ( Cujó )

  • http://www.trilhos-serranos.com