Página Inicial
Apresentação
Aldeia
Autor
Colaboradores
Noticias
Colo de Pito
Fotografias
Região
História
Festas
Ligações
Comércio
Associação
Orgãos Sociais
Contactos
Livro de visitas
 
 

 

Bem Vindos -  Welcome - Willkommen - Bienvenu

 

 

Colo de Pito tem a origem do seu nome, ao que parece, no Latim, como a maioria das palavras da nossa Língua.

Os romanos, que invadiram e colonizaram a Península Ibérica, acharam tão belo e aprazível o lugar, que lhe chamaram “Colum Pictum” (Colina Pintada), de onde derivou o actual nome “Colo de Pito”.

 
Colo de Pito. Vista da E.N. 2 e Serra de Montemuro. Maio de 2006

         Situa-se na parte noroeste da Beira Alta, no coração de Portugal - Beira Alta, a cerca de 900 metros de altitude, próximo da Serra de Montemuro, pertencendo à Freguesia de Monteiras, Concelho de Castro Daire, Distrito de Viseu e Diocese de Lamego;

         Localidade junto à Estrada Nacional nº 2, dista cerca de 10 Km de Castro Daire e 20 Km de Lamego, tendo sido diminuídas estas distâncias em consequência da construção da nova auto-estrada - A24 e que a população agora utiliza com frequência dada a maior rapidez nas deslocações, segurança e sem pagamento de portagem.

Alto de Cujó em direcção a Almofala. Maio de 2006

Colo de Pito é servido por excelentes acessos rodoviários mantendo o acesso e utilização da E.N. 2 e ainda pela nova auto-estrada A24, onde se entra e sai tanto no nó de Cinfães / Castro Daire Norte (Senhora da Ouvida ) como no nó de Bigorne.

         A A24 tem também ligação directa à auto-estrada A25 ( Viseu - Aveiro) - apenas se utilizando a IP5 durante cerca de 5 Km, que por sua vez liga à auto-estrada A1 em Albergaria-A-Velha (Lisboa - Porto).

 Utilizando esta via e percurso (A24 / A25 ), circulamos com maior segurança e rapidez do que pela IP3. Vale a pena gastar cerca de 2,00 €, do que corrermos o risco de circular pela IP3, cada vez com mais risco de ocorrência de acidentes ( ao circular emparedados dá-nos a sensação de total insegurança, agravado com as condições adversas no Outono e Inverno por causa do frequente nevoeiro e neblina matinal, com intensa humidade na via de circulação, o que provoca o pavimento escorregadio e onde o tráfego de camiões é intenso com dificuldades acrescidas de ultrapassagem para os veículos ligeiros de passageiros).

   Para Viseu circulamos pela auto-estrada - A24.

   Para Coimbra podemos continuar a utilizar a IP3 ou em alternativa, seguimos pela A24 até à ligação da A25 e de seguida para a A1. Em sentido inverso A1 / A25 e A24.

           Com destino a Colo de Pito - saída / entrada da A24 no nó de ligação - Cinfães / Castro Daire Norte ( Senhora da Ouvida ) ou nó de ligação -Bigorne.

    Quem vem de Lisboa (A1), saída para Viseu a seguir a Coimbra utilizando a IP3 e ligação directa à A24.

          A localidade de Colo de Pito pela E.N. 2 está próxima do Mezio ( 2 Km ) e de Bigorne ( 3 Km );

          Colo de Pito celebra as suas festas, anualmente, em honra de N. Senhora da Saúde, no 3º Domingo do mês de Julho;

  • As festas da N. Sra da Ouvida celebram-se, anualmente, no dia 3 de Agosto;

  • As Termas do Carvalhal são um ponto de referência no Concelho de Castro Daire.

O Concelho de Castro Daire é constituído por 22 Freguesias

Castro Daire (antigamente, também se verificava a grafia Castro D'Aire) é uma vila portuguesa no Distrito de Viseu, região Centro e subregião do Dão-Lafões, com cerca de 4 600 habitantes.

Castro Daire é sede de um município com 376,25 km² de área e 16 990 habitantes (2001), subdividido em 22 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Cinfães, Resende, Lamego e Tarouca, a leste por Vila Nova de Paiva, a sul por Viseu, a sudoeste por São Pedro do Sul e a oeste por Arouca.
 

 Freguesia de Monteiras

  • Colo de Pito

  • Carvalhas

  • Eido

  • Monteiras

  • Relva

Padre Dr José Alfredo - Paróquia de Monteiras
 
 
Textos. Manuel Dória Vilar / Delfim Luiz
Fotos. Copyright Manuel Dória Vilar
 

Copyright ® 1997 / 2006 - Criado e Desenvolvido por Manuel Dória Vilar